Photobucket
  

O pesadelo de George Lucas

 

Olha, George, autorizar não autorizou. Mas eles fizeram assim mesmo!

Se você nasceu neste planeta, você obviamente já assistiu Star Wars, ou minimamente sabe do que se trata. Obra definitiva da ficção científica. O evento cinematográfico do milênio. Maior crime da história da sétima arte. Não importa. Star Wars é, sem dúvida alguma, um divisor de águas no cinema. Para o bem ou para o mal.

O próprio George Lucas declarou inúmeras vezes que nunca sequer imaginou a proporção que sua humilde space opera acabou tomando ao longo dos anos. Como já foi exaustivamente dito, a fórmula do sucesso de Star Wars está muito mais na caracterização de elementos arquetípicos universais, tal como descrito minuciosamente nas obras de Joseph Campbell e Carl G. Jung. A façanha de Lucas foi juntar tais elementos universais com clichês de faroeste e ficção científica. Ou seja: querendo ou não, Lucas conta uma versão de uma história que não é dele, mas de toda a humanidade.

Não à toa, toda a humanidade se sentiu no direito de usar a história de Lucas e aproveitar alguns dos clichês utilizados por ele para criar outros filmes. Afinal, como taxar copyright na cultura ancestral? Seria o mesmo que querer patentear os nomes das cores (não que já não tenham tentado). Com o inacreditável sucesso financeiro de Star Wars ao redor do mundo, seria possível que obras semelhantes também pudessem usufruir de ao menos parte da fortuna gerada nas bilheterias dos cinemas. Sem surpresa alguma, logo após a estreia de Guerra nas Estrelas, muitas cópias começaram a pipocar em lugares diversos do mundo, como Japão, Turquia, Itália, EUA eaté mesmo no Brasil. Cópias ou - para usar um termo explorado pelo próprio George Lucas - clones desta obra cinematográfica que inaugurou a era dos blockbusters e quebrou os paradigmas da indústria cinematográfica.

E eis que a partir de amanhã, na Biblioteca Viriato Corrêa, em São Paulo, começa uma das melhores mostras do ano, idealizada pelos insanos e corajosos Felipe Guerra e Eduardo Santana: Os Clones de Star Wars!

Na verdade essa é uma mostra esperada há anos. Serão 10 seletos filmes que se apropriam de elementos da saga de Lucas e hoje são objetos de culto e estudos profundos e, principalmente depois da nova trilogia, chegam a superar os filmes da franquia em termos de diversão. Alguns dos filmes em cartaz na mostra já foram discutidos aqui no Cine Demência (confira aqui e aqui). Mas o que vale mesmo é conferir os filmes na confortável sala da Biblioteca Viriato Corrêa, onde algumas obras serão apresentadas pela primeira vez com legendas em português. E é tudo de graça, ainda por cima. O que mais vocês querem? Claro que este é um evento seríssimo e no sábado, dia 18, logo após a exibição do clássico Star Wars Turco às 19h, o editor deste blog mediará um acalorado e profundo debate com o curador Felipe Guerra e o jornalista e historiador Leandro Caraça onde será discutida a influência das cópias de Star Wars e o futuro da humanidade. Eu não perderia isso por nada nesta galáxia.

Para mais informações, acessem o blog Filmes Para Doidos, de Felipe Guerra, onde encontrarão um excelente post com informações e trailers de cada um dos filmes da mostra. Acessem também a página da mostra no Facebook: https://www.facebook.com/ClonesDeStarWars

E aqui vão as recomendações do Cine Demência para os leitores:


Mercenários das Galáxias (sexta, dia 17, às 19h)
Clássico das reprises na TV, poderia se chamar O Ataque dos Clientes da Cantina de Star Wars. Produção do mestre Roger Corman.


Star Wars Turco (sábado, dia 18, às 19h)
Um filme inesquecível, para o bem ou para o mal. Amando ou detestando, você nunca mais será capaz de tirar as imagens deste filme da sua cabeça. Absolutamente imperdível!


Os Trapalhões na Guerra dos Planetas
(domingo, dia 19, às 14h)
Os Trapalhões chupinhando Star Wars. Precisa falar mais alguma coisa?


Star Wars Holiday Special (sábado, dia 25, às 17h)
Um aborto cinematográfico da qual o próprio George Lucas tem vergonha. Perdido durante anos, esta obra mostra a saga de Chewbacca para tentar regressar ao seu planeta natal e passar o feriado com a família.

E não percam de jeito nenhum! Depois não adianta chorar! Espero todos lá.

Serviço:

Mostra OS CLONES DE STAR WARS
17 a 25/08 (sexta a domingo)
Classificação livre
Entrada franca

Biblioteca Viriato Corrêa
Rua Sena Madureira, 298 - Vila Mariana
Tel.: 11 5573-4017 e 11 5574-0389
3ª a 6ª feira das 10h às 19h
Sábados e domingos das 11h às 18h
Dia 18 de julho das 10h às 17h



Escrito por Tauffenbach às 17h56
[] [envie esta mensagem] []


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 
HISTÓRICO



OUTROS SITES
 Asian Fury
 Blog do Blob
 Bonga Shimbun!
 B Movies
 Big Monster Movies
 Blog do Polvo
 Boca do Inferno
 Bakemon
 Cine Monstro
 Chip Hazard
 Cine Italia
 Cinema Cuspido e Escarrado
 Dollari Rosso
 O Dia da Fúria
 Dementia 13
 Diário de um Cinéfilo
 If Charlie Parker Was a Gunslinger, There'd Be a Whole Lot of Dead Copycats
 Filmes Para Doidos
 Kino Crazy
 Liga dos Blogues Cinematográficos
 Multiplot
 Mondo Paura
 Olhos Livres - O blog de Carlos Reichenbach
 Quixotando
 Radioactive Dreams
 Revista Zingu!
 A Sala Proibida
 Tablóides Imaginários
 Viscera Blog
 Viver e Morrer no Cinema
 Vá e Veja


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!